19 de agosto de 2012

Como mastigar?



Como anda sua mastigação?? A primeira fase de digestão se inicia na boca, sempre coloco aos pacientes a importância da mastigação para a absorção dos nutrientes, ...fala aí um exemplo....para aumentar massa muscular precisamos primordialmente de proteínas, o que você não sabe é que essa proteína precisa ser “quebrada” em aminoácidos para ser absorvida no intestino, ou seja, não basta colocar pra dentro, tem que digerir e ABSORVER!! Gentemm isso é só um exemplo, posso citar vários, quando o assunto é má absorção..

Então.. borá lá seguir os passos da nutri....


Para um novo hábito são necessários 21 dias, portanto persista, no final deste período você estará mastigando adequadamente, sentindo-se mais leve após as refeições e garantindo uma boa digestão.
Para conseguirmos algo diferente temos que agir de maneira diferente, portanto comece trocando o garfo normal pelo de sobremesa, além de chamar sua atenção para mastigação correta vai ajudá-lo a colocar menos comida na boca. Siga os passos abaixo:

1. Coma em um local tranquilo. Procure se desligar dos problemas durante a refeição. Desligue a televisão ou pelo menos deixe em um programa agradável, nada de violência e notícias ruins durante a refeição.
2. Porcione sua refeição conforme as orientações nutricionais que recebeu. Mantenha as costas eretas e os ombros relaxados enquanto se alimenta.
3. Assim que colocar o alimento na boca (com o garfo pequeno), solte os talheres e procure prestar a maior atenção no alimento que está na sua boca. Sinta a temperatura, a textura, o sabor, o aroma e todas as sensações prazerosas que essa comida pode oferecer.
4. Lembre que o prazer mora na boca, depois de engolir não sentimos mais nada, então prolongue este prazer ao máximo!!!
5. Assim que perceber que o alimento está completamente triturado e envolto em saliva, engula e prepare nova garfada. Não existe número correto de mastigações, cada alimento tem uma consistência diferente, é necessário atenção ao ato de mastigar. Só engula quando estiver completamente triturado.
6. Pare de comer no momento que estiver satisfeito e na próxima vez lembre de colocar menos comida no prato.
7. Você deve demorar no mínimo 20 minutos para comer uma refeição equilibrada e corretamente quantificada.

Que tal começar a praticar??

Nenhum comentário:

Postar um comentário