15 de abril de 2012

"Sou uma ex-obesa"

Existem pessoas que passam por nossa vida e de certa maneira nos marcam, Flávia é uma delas. Em nossa última consulta pedi a ela que relatasse sobre como foi passar por todo o processo que a transformou, digo, não só fisicamente, mas espiritualmente. As vezes eu falo, e repito no consultório, que eu sei que não é fácil, que vamos passar pelas dificuldades juntos, que tudo vai ficar bem, mas muitos desistem e se conformam. Agradeço a Flávia, minha querida, que contribuiu com sua história, para ajudar e incentivar a todos que estão passando por esse processo. Vamos lá, não desistam, você pode, se cair, levanta, eu seguro sua mão.


Sou uma ex-obesa!
           Sempre tive problemas com meu peso, e facilidade para engordar. Fazia dietas malucas, perdia 10kg, 12kg, cheguei a tomar sibutramina, porém, dietas milagrosas para mim não deram certo. Acabei engordando de volta sempre o dobro ou o triplo do que havia perdido. Em dezembro de 2010, eu, com 26 anos, me sentia uma senhora idosa, pois eu tinha dores para andar, subir escadas, até sentada sentia dores, nos braços, pernas, costas, dores generalizadas pelo corpo, que foi diagnosticado como fibromialgia. Como se isso bastasse, um dia a minha menstruação simplesmente parou. Procurei então uma ginecologista para que me orientasse, pois não havia nenhuma possibilidade de gravidez. Ela disse que minha menstruação havia parado devido ao excesso de peso. (Como assim?) Eu saí de lá incrédula, afinal, não achava que estava tão gorda. E procurei uma endocrinologista, a Dra. Francieli Bordin Nascimento, que após outras explicações e solicitações de vários exames hormonais, disse que a colega ginecologista poderia ter razão. Fiz todos os exames, e os resultados confirmaram, o excesso de peso, havia interrompido a minha menstruação, na ocasião do retorno a Dra. Fran me pesou novamente 89,9 kg e apenas 1,59 m de altura. A Dra. me passou o tratamento, com vários remédios à princípio e o encaminhamento para que eu procurasse um nutricionista.  Como era dezembro, os remédios me impediriam de beber alcóolicos, e eu iria viajar nas férias e festividades de final de ano, achei que não haveria problema em postergar meu tratamento. Porém, em janeiro, depois de comer e beber bastante, algumas coisas aconteceram na minha vida pessoal e uma prima muito querida me deu um grande “chacoalhão”. A partir do dia 15.01.2011 decidi que ia fazer tudo diferente. De volta das férias marquei consulta com a Dra. Fran e já cheguei com novidades, comecei a tomar um medicamento que ajudava a controlar um pouco a ansiedade, um dos meus graves problemas, pois a ansiedade me fazia comer mais e mais. Tomei o medicamento apenas um mês.  Peguei novamente encaminhamento para nutricionista, consegui a autorização no plano de saúde, e somente em 27.02 comecei a minha dieta com a Dra. Ana Paula Glück Karam.  Nem preciso dizer que foi muito difícil começar. Chorei, literalmente, no consultório e me desesperei ao me deparar com a realidade, eu já estava com Obesidade Grau 1 (quase chegando no 2) e tinha que emagrecer praticamente 30 kg!  Mas eu tinha um objetivo e saí de lá preparada para enfrentar as dificuldades que surgissem. No caminho de volta pra casa já passei na loja de produtos naturais e comprei alguns itens da dieta.
          No primeiro mês de dieta e acompanhamento com as duas doutoras emagreci 7 kg, e percebi que poderia conseguir resultados melhores se incluísse atividades físicas no meu dia-a-dia. Coloquei como meta fazer caminhadas diárias. Porém, um dia está muito quente, no outro chove, e a gente fica encontrando desculpas pra não se exercitar. No mês de abril percebi que se emagrecesse somente seguindo a  dieta ficaria flácida e enrugada, e mulher nenhuma quer isso. Corri me matricular numa academia, que me atende muito bem, sempre adequando o meu treino para o que eu preciso melhorar no meu corpo. Ao longo dos meses que foram passando, percebi que não se tratava apenas de seguir uma dieta e malhar mecanicamente para ficar magra. Eu estava reaprendendo a comer e a fazer boas escolhas na hora das refeições. Sofri muito quando todos queriam comer pizza e eu só podia comer uma laranja. Mas hoje vejo que se eu tivesse cedido às “tentações” não teria conquistado o que conquistei. Consegui aprender a me controlar, não é porque estou nervosa, ou no período da TPM, que preciso comer duas barras de chocolate. Antes eu achava que “descontava minhas frustrações na comida”, porém, quando fazemos isso, estamos descontando em nós mesmos.
Precisamos nos amar. E quem se ama não se maltrata deste jeito.
Em fevereiro de 2012 completei um ano de tratamento intensivo, e estou pesando 64 kg. Ainda não cheguei ao peso que tenho como objetivo: 60 kg. Mas agora é questão de tempo. Saí de um corpo de quase 90 kg, usando calças tamanho 48 (bem apertado) para hoje estar com 64kg, usando tamanho 40!!! Ainda quero chegar ao tamanho 38... e estou quase lá! Uma coisa que sempre digo para minha família e amigos é que antes eu ia comprar roupas e comprava o que “fechava” e o que servia. Hoje eu provo tudo, tudo me serve, e eu compro o que me deixa mais bonita!
Acredito que não precisamos ser magras para sermos felizes, porém, enquanto eu era gorda eu era uma pessoa infeliz e não me amava, e usava a comida como desculpa e penitência. Não faça a mesma coisa com você!
Ninguém precisa passar por tudo que passei... basta se cuidar hoje!!

3 comentários:

  1. Adorei o depoimento da Flávia! Parabéns!!! Estou passando por um processo semelhante e ver pessoas com histórias semelhantes nos fazem seguir em frente nesta caminhada!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela sua atitude , tem muitas pessoas que se entregam a obsidade ,você é uma heroína fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. parabéns, continue firme pois só assim vc conseguirá atingir seu objetivo

    ResponderExcluir