22 de janeiro de 2010

TESTOSTERONA



Achei interessante postar algo sobre testosterona. No final do ano passado fiz alguns exames de rotina, e acrescentei o exame que dosa a testosterona livre, só por curiosidade, já que faço atividade anaeróbica há bastante tempo, e não tenho notado diferenças significativas em relação ao ganho de massa magra. Como resultado, minha testosterona livre foi de 0,11ng, dentro dos paramentros do laboratório, porém baixa. Isso explica a dificuldade do ganho de massa magra. Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais constumam ter testosterona livre baixa. Baixos níveis de testosterona livre diminuem a libido, aumentam a flacidez da pele e ainda dificultam o ganho de massa magra. Então o que fazer para aumentá-la? Primeiramente diminuir o consumo de laticíneos, minimizando dessa maneira a exposição ao sulfato de estrona (presente em vacas prenhas) que é símile ao estrogênio. O estrogênio estimula a síntese de SHBG (proteína ligadora de hormônios sexuais), a qual se acopla a testosterona livre, tornando-a inativa, a testosterona acoplada não é capaz de se deslocar até o receptor nas membranas celulares. Outra maneira é realizar uma atividade física contra resistência, como a musculação, e ainda fazer uso de alguns fitoterápicos, como a crisina (fitoterápico extraído do maracujá) que inibe a enzima aromatase que converte a testosterona em estradiol.
Um ótimo dia a todos que me acompanham. Agradeço as postagens recebidas, das minhas queridas amigas nutricionistas Rosane Mafioletti, Cristiane Hartmann e do meu irmão Marcos.