20 de janeiro de 2010

O QUE É NUTRIÇÃO FUNCIONAL?

A Nutrição Funcional é uma evolução natural da Ciência do corpo humano. Ela está fundamentada nas informações fisiológicas e bioquímicas do organismo, compreendendo a interação que existe entre todos os sistemas do corpo em conjunto com as características dos nutrientes.
Os profissionais que atuam na Nutrição Clínica Funcional consideram o diagnóstico e o tratamento nutricional centrado no paciente, conforme as características genéticas, bioquímicas e metabólicas dos desequilíbrios funcionais desencadeantes dos processos patológicos, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, vendo a "PESSOA" como um ser inteiro em seus aspectos fisiológicos, emocionais, sociais e de essência humana.
Somos formados por cerca de 100 trilhões de células e renovamos 50 milhões destas diariamente. Estas células são formadas exclusivamente por nutrientes e fitoquímicos e estes são fornecidos pela nossa alimentação diária. é exatamente essa matéria-prima que fornecemos para a renovação celular que irá determinar o resultado, bom ou ruim, orgânico ou funcional do novo tecido que teremos.
Os nutrientes e fitoquímicos dos mais variados alimentos executam funções específicas no nosso organismo e, conhecendo esses processos pode-se detectar os desequilíbrios funcionais. Esses desequilíbrios funcionais são alterações das funções normais orgânicas, causadas por carências nutricionais e sobrecarga do sistema imunológico, além da diminuição da capacidade do organismo de eliminar toxinas. Esses desequilíbrios funcionais podem desencadear distúrbios que nos afetam tanto na nossa saúde física, como mental e emocional.
Os distúrbios funcionais se manifestam por meio de: enxaqueca, insônia, depressão, hiperatividade, distúrbios de concentração e aprendizagem, alterações de humor, ansiedade, compulsões, irritabilidade, problemas gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadigas inexplicáveis, dermatites, doenças auto-imunes, obesidade, entre outras. Dessa forma, a Nutrição Funcional possibilita tratar efetivamente as CAUSAS desses distúrbios, restabelecendo o equilíbrio orgânico e PREVENINDO novos problemas.
Todo o avanço da ciência obtido nos últimos anos, tanto por meio das descobertas bioquímicas e genéticas, como pela capacidade de análise do organismo, permitem que a nutrição clínica funcional ofereça respostas muito mais eficazes para os distúrbios funcionais, tão comuns hoje em dia na população, devido às mudanças bruscas que vem acontecendo com nossa alimentação e modo de vida. Mudanças estas que estão comprometendo toda uma geração, como comprovado pelo estudo realizado pelo Dr. David Ludwing do Hospital de Crianças de Boston e publicado no dia 17/03/2005 no New England Journal of Medicine demonstrando que a expectativa de vida da população está reduzindo em 4 a 9 meses devido a atual epidemia da obesidade infantil. Além disso, o estudo demonstra que se essa epidemia persistir a expectativa de vida pode encurtar em até 5 anos nos próximos 20 anos.
A Nutrição Funcional tem aplicação urgente devido a insatisfação com o modelo convencional de tratamento, o encarecimento progressivo dos tratamentos alopáticos, os efeitos colaterais dos medicamentos e principalmente pela mudança consensual da população que vem dando preferência a uma visão mais integral do processo saúde-doença. Dessa forma, se reconhece a importância de aplicar uma abordagem holística e ecológica da nutrição para que o nutricionista possa estar atualizado de acordo com as mudanças das políticas públicas de saúde em termos mundiais e para que possa trabalhar de forma integrada com a equipe de saúde dentro desse novo paradigma.

PRINCÍPIOS DA NUTRIÇÃO CLÍNICA FUNCIONAL:
1. Individualidade bioquímica;
2. Modulação da expressão gênica pelo meio e pelo nutriente;
3. Tratamento centrado no paciente e não na doença, identificando e tratando causas e não apenas sintomas;
4. Interconexões dos fatores fisiológicos;
5. Equilíbrio nutricional evitando-se carências e excessos;
6. Saúde como vitalidade positiva.

2 comentários:

  1. Parabéns, seu blog está muito bem feito, o que não é surpresa partindo de uma pessoa tão dedicada e estudiosa. Só uma reparação, se vc me permite, mas Glück tem trema, rsrsrs...Beijos e sucesso...

    ResponderExcluir
  2. A nutrição funcional é a verdadeira NUTRIÇÃO!! Parabéns amiga pelo blog, está maravilhoso e cheia de dicas excelentes!! Beijão da sua amiga Nutri Karina =)

    ResponderExcluir