23 de janeiro de 2010

Compulsão por doces



A compulsão por doces é algo que sempre pergunto aos meus pacientes. É incrível como a maioria deles relata uma vontade inexplicável por essas "tentações". Se você é uma dessas pessoas que se considera "doida" por doces, se pergunte: é vontade ou necessidade??
Ainda, qual é o horário que bate aquela vontade/necessidade? preste atenção, quem sente essa vontade logo após as refeições, pode estar indicando uma possível resistência à insulina, se essa vontade acontece ao final da tarde, é queda de serotonina (neurotransmissor que nos dá sensação de prazer), se a vontade acontece o dia todo, provavelmente, seja uma síndrome fúngica. No novo livro da Denise Carreiro, "Síndrome Fúngica", a autora descreve o mecanismo de como ocorre a síndrome. Fungos amam doces, por isso a necessidade, além disso, eles acabam com nossa energia, e por isso nos sentimos cansados, sem nenhuma razão. Não vou colocar aqui receitinhas prontas para o tratamento desses sintomas, mesmo porque mais uma vez é importante lembrar que o tratamento é centrado no indivíduo. Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim a ausência de sintomas que são comuns, mas não são normais, ok?!!
Um ótimo final de semana à todos!!!

Um comentário:

  1. Muito interessante este texto!
    Sempre me preocupei com a vontade de comer doces ao final do dia, o que nunca senti, porém nunca me preocupei com essa vontade logo depois do almoço. Enfim, sinto a necessidade de comer qualquer alimento doce logo após o almoço, e para sanar isso como uma fruta.
    Como resolver esse problema?
    Até mais
    e muito sucesso..
    Paula

    ResponderExcluir